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AE José Saramago Rumo ao Digital

A escola tradicional há muito que é tema de discussão em Portugal. Os educadores preocupam-se com a desadequação das metodologias face aos novos desafios na era da comunicação digital. A experiência do ensino à distância e a introdução de ferramentas digitais durante o período de confinamento, provocado pelo surto pandémico de COVID-19, acelerou um momento de viragem na educação no nosso país, os professores passaram a utilizar o digital como ferramenta transversal e agregadora dos diferentes níveis e áreas curriculares. Ao mesmo tempo que facilita a introdução das metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem.

O AEJS tem implementado diferentes estratégias de trabalho colaborativo e de trabalho de projeto, nomeadamente no que respeita à concretização dos objetivos definidos no Plano de Ação Digital da Escola (PADDE). Durante este ano letivo de 2022-2023 iniciamos o projeto de competências digitais no 1.º Ciclo do Ensino Básico, selecionamos as turmas de 4.º ano para esta fase piloto. A equipa PADDE valorizou o desenvolvimento de competências digitais dos alunos ao invés de se focar na transmissão dos conteúdos do programa de TIC. Através de micropedagogias, adaptadas aos conteúdos curriculares do 1.º ciclo, os alunos estão a desenvolver competências nos domínios da produção de texto, da cenografia, da fotografia e da edição multimédia, na construção de uma curta-metragem. Este projeto irá desenvolver a proficiência digital dos alunos e, com certeza, ficará registado na sua memória.

A equipa PADDE, AE José Saramago

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Publicado emAE José Saramago