Menu Fechar

Registos 30 anos dos CFAE – práticas digitais

30 anos de CFAE: a formação na qualificação das escolas

Da parte da tarde tivemos a oportunidade de conhecer melhor os impactos da transição digital nas nossas escolas. As escolas portuguesas têm vivido nos últimos anos uma significativa transição digital, não só ao nível dos equipamentos e infraestruturas, mas principalmente ao nível das práticas pedagógicas. Os planos de desenvolvimento digital das escolas (PADDE), assim como as formações de capacitação digital de docentes, têm sido um importante catalisador das mudanças nas escolas. Tivemos uma mesa-redonda com coordenações das equipas de desenvolvimento digital e duas sessões com partilha de práticas pedagógicas que integram o digital nas metodologias ativas.

O objetivo da mesa-redonda com as coordenações dos PADDE foi refletir sobre as mudanças nas escolas nos últimos 2 anos em função do desenvolvimento dos PADDE, e perspetivar o futuro. O que queremos que fique nas práticas das escolas depois de 2023?

As sessões com partilha de práticas pedagógicas que integram o digital nas metodologias ativas são uma oportunidade para conhecermos a grande diversidade de práticas existentes nas nossas escolas. As apresentações foram breves, mas estarão disponíveis no site do PADDE do CFOS www.padde.cfosantiago.edu.pt apresentações mais desenvolvidas para quem estiver interessado.

Publicado emAE Azeitão, AE Barbosa du Bocage, AE Maria do Carmo Serrote, AE Navegador Rodrigues Soromenho, AE Sampaio, AE Sebastião da Gama, CFOS, ES Bocage, ES Palmela