Menu Fechar

Promovendo o Pensamento Computacional nas Escolas: Projeto “Miúdos em Ação”

O “Miúdos em Ação” é um projeto que visa promover o Pensamento Computacional nas escolas do Agrupamento de Escolas de Palmela. Este projeto promove Oficinas práticas que são realizadas em colaboração com os professores e educadores, abrangendo o Pré-escolar e o 1.º ciclo, com algumas experiências numa turma de 6.º ano. Divididas em dois grandes blocos, as Oficinas incluem atividades “unplugged” e “plugged” (programação visual e tangível).

O projeto está neste momento a desenvolver atividades de robótica. As salas de Pré-Escolar, com o apoio de duas educadoras, foram invadidas pelos robôs Matatalab e pelo SuperDoc. Partindo de livros de autor, acrescentando uma dimensão literária e imaginativa ao processo educativo, contextualizam as atividades e levam as crianças a aprenderam a manipular os robôs. No 1.º ciclo, o robô VinciBot é integrado no estudo de polígonos, ângulos, lados, promovendo a aprendizagem ativa e prática. No 2.º ciclo, o robô VinciBot é utilizado para explorar conceitos matemáticos de forma mais interativa e dinâmica, em sala de aula e no Clube de Robótica.

O projeto procura uma abordagem colaborativa entre os professores e educadores titulares de turma e a adequação das atividades ao currículo, procurando preparar os alunos para os desafios do século XXI. O projeto “Miúdos em Ação” representa uma oportunidade de capacitar os alunos para serem criativos, críticos e colaborativos na resolução dos problemas do mundo real.

Publicado emAE Palmela