Artigo redigido por Sara Amâncio | Coordenadora PADDE
No PADDE do Agrupamento de Escolas de Palmela consta uma ação para desenvolveras competências digitais dos alunos – Implementar a utilização de portfólio digital individual. Por razões que todos os docentes devem vivenciar nas diversas Escolas/Agrupamentos, foi difícil os alunos trazerem os computadores portáteis para a escola e iniciarem este trabalho autónomo. Muitas vezes tivemos de recorrer à sala de informática para que os alunos pudessem trabalhar mas, no decurso do ano letivo, parece-nos que, cada vez mais, os encarregados de educação estão a consciencializar-se da utilidade e da mais valia que são os computadores pessoais na sala de aula e há uma tendência de mudança, ainda que mais lenta que o desejado.
Para o ano inicial desta ação podemos considerar que os indicadores de sucesso definidos, foram claramente alcançados. Para a Escola-Sede tínhamos definido que, pelo menos 5 turmas, (uma por ano de escolaridade), tivessem portfólio digital e que 40 % dos alunos das turmas envolvidas criassem o seu portfólio digital. Ainda não há uma contabilização do número total de alunos, mas esta ação foi implementada em 23 turmas e com recurso a ferramentas diversas.
Neste momento, a equipa de desenvolvimento digital ainda está a fazer a compilação dos mesmos, mas gostaria de partilhar o que já temos, de modo a ser inspirador para outros colegas e alunos.
Link: https://wakelet.com/wake/dFFM5pwBHMSobQD-VDAfK
Informação publicada na Newsletter nº3 2021/22 do PADDE CFOS