Relação de proximidade
Envio sempre e-mails personalizados para cada escola/agrupamento, identificando no assunto o nome da escola/agrupamento. São 19 escolas/agrupamentos, pelo que o trabalho por vezes é moroso, mas compensa pela relação de proximidade que se estabelece.
Em julho 2022 apresentei-me a todas as equipas PADDE das 19 escolas que vou acompanhar. No primeiro contacto apresentei propostas concretas de acompanhamento.
No início de setembro solicitei informação sobre as equipas PADDE e os dias e horas que têm disponíveis para reunir.
Em meados de setembro enviei e-mail a convidar para uma primeira reunião, dia 21 setembro. No convite para a reunião indicava os assuntos a tratar, nomeadamente a apresentação e discussão sobre estratégias de acompanhamento:
- dinamização do espaço no Moodle
- pasta partilhada no Google Drive
- calendário Google partilhado onde cada equipa PADDE pode divulgar os seus eventos e iniciativas das suas escolas/agrupamentos
- criar um site onde partilhamos novidades, boas práticas, eventos, formação de cada PADDE – analisar proposta de estrutura de conteúdos
- formulário sobre monitorização/reformulação do PADDE em 2021/22
Elaborei um relatório por escola/agrupamento das ações PADDE 2021/22, com dados a nível nacional, do CFOS e de cada escola (ver relatório). Enviei o relatório de cada escola/agrupamento e solicitei uma reunião com cada escola/agrupamento para melhor poder conhecer as diversas realidades e ver de que forma posso apoiar (guião da reunião). Também solicitei informação sobre a utilização dos kits tecnológicos na escola/agrupamento.
Práticas colaborativas
- pasta partilhada no Google Drive com os nomes e contactos de todas as coordenações PADDE, e onde serão colocados todos os documentos necessários ao nosso trabalho
- calendário Google partilhado onde cada equipa PADDE pode divulgar os seus eventos e iniciativas das suas escolas/agrupamentos – assim teremos informação ‘em tempo real’ do que está a acontecer nas nossas escolas e mais facilmente podemos articular as nossas atividades
- proposta de estrutura de site onde partilhamos novidades, boas práticas, eventos, formação de cada PADDE – vai permitir a partilha mais regular de informação, maior interatividade e maior visibilidade – a estrutura do site foi construída colaborativamente
Oficinas de formação de acompanhamento dos PADDE
Organização do trabalho com as EDD em duas oficinas de formação de acompanhamento dos PADDE, devido ao elevado número de A/EnA acompanhados pelo CFOS (Sesimbra e Palmela + Setúbal)
Objetivo: Promover a partilha de práticas entre escolas/agrupamentos
Em cada oficina de formação foi realizado um trabalho em grupo (cada grupo tem 2 a 3 A/EnA) de construção de um portefólio colaborativo com a seguinte estrutura:
Temas abordados:
- Processo de monitorização/reformulação do PADDE
- Envolvimento da comunidade e divulgação do PADDE
- Utilização dos kits tecnológicos
- Manuais digitais – aspetos positivos e dificuldades
- Integração curricular das tecnologias digitais
- Trabalho colaborativo entre escolas
- Parcerias e envolvimento da comunidade local
Todos os meses foi realizada uma sessão comum a todos os A/EnA em que se partilha o desenvolvimento do trabalho realizado.
Acesso aos portefólios dos grupos
Reuniões repartidas em horário laboral
Após o final da oficina de formação de acompanhamento dos PADDE, para poder realizar as reuniões com as EDD dos 19 AE/EnA em horário laboral reparti a reunião em 3 grupos. Não foi possível encontrar um horário de reunião comum a todos e por considerar ser muito importante não sobrecarregar as EDD com reuniões em horário pós-laboral, optei por fazer 3 reuniões. Desta forma garanto que todas as EDD podem estar presentes.
Realizei reuniões mensais, 2ª feira das 12h-13h, 4ª feira das 11h-12h e 4ª feira das 17h-18h