Menu Fechar

Eventos

Página inicial do Portefólio

Encontros CFOS – Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital
Gamificação na Educação – Conceito e Ferramentas
Equipas de Desenvolvimento Digital: inquietações e soluções
Encontros de Equipas Desenvolvimento Digital – Partilhar inquietações e soluções
Encontro Regional Educação 5.0: Inteligência Artificial Aplicada aos Processos de Aprendizagem
30 anos de CFAE: a formação na qualificação das escolas

Encontros CFOS – Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital

29 novembro 2022

Ensinar a aprender no século XXI exige a capacidade de combinar recursos e metodologias ativas que conduzam ao desenvolvimento de saberes e de competências essenciais nos alunos e à atualização pedagógica por parte dos docentes. Para responder a esta necessidade são necessários ambientes educativos inovadores onde a tecnologia digital está presente ajudando a repensar metodologias, a favorecer a mudança metodológica e organizacional da sala de aula, alterando os papéis tradicionais de aluno e docente. Pretende-se que estes novos ambientes educativos contribuam para aprendizagens mais significativas.

Objetivos:

  • Refletir sobre a necessidade da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na era digital
  • Desenvolver competências de utilização de metodologias ativas na prática pedagógica
  • Sensibilizar para a potencialidade das tecnologias digitais nas metodologias ativas
  • Promover a partilha de práticas entre AE/enA

Realçamos a importância dos momentos de partilhas em salas paralelas, com colegas que falaram das suas práticas. As salas foram organizadas por ciclos de ensino: 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, e secundário.

Foi uma oportunidade de trocarmos impressões sobre as oportunidades e dificuldades de implementar metodologias ativas com o apoio do digital.

Apresentação de metodologias ativas em salas paralelas:

1º, 2º e 3º ciclo – Portefólios digitais – Laura Lupi e Olga Simões AE Maria do Carmo Serrote – moderador António Pedro

2º e 3º ciclo – Sala de estudo virtual – Luís Ornelas AE Azeitão – moderador António Canhão

Secundário – Sala de aula invertida – Ana Carneirinho AE Sebastião da Gama – moderadora Eduarda Ferreira

Para além das salas paralelas foram feitas duas comunicações sobre temas centrais para a transição digital:

  • João Filipe de Matos – Aprendizagem e Transição Digital em Educação
  • Sílvia Couvaneiro – Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais

Participaram 55 docentes.

Foi pedido aos participantes:

Após o encontro onde teve oportunidade de ouvir as apresentações ‘Aprendizagem e Transição Digital em Educação’ e ‘Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais’, e de participar na partilha de práticas com colegas que já utilizam metodologias ativas nas suas aulas, pedimos que partilhe uma pequena reflexão sobre o impacto que esta ACD teve/terá na sua prática pedagógica.

Divulgação do encontro: http://padde.cfosantiago.edu.pt/encontros-cfos-metodologias-ativas-de-aprendizagem-a-educacao-na-era-digital/

Registos e avaliação do encontro: http://padde.cfosantiago.edu.pt/registos-dos-encontros-cfos/

Gamificação na Educação – Conceito e Ferramentas

19 dezembro 2022

ACD – Nº total de horas: 3h

Formador/a: João Mouro

Público-alvo: Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário

Objetivos:

-Compreender o conceito de “gamificação”;

-Reflexão sobre o potencial pedagógico do conceito;

-Conhecer algumas ferramentas e aplicações que permitem implementação de “gamificação” em contexto educativo;

-Partilhar boas práticas do uso de “gamificação”;

-Identificar competências didáticas e transversais necessárias aos professores e formadores no que diz respeito à transição 4.0;

-Conhecer o MOOC enquanto formador/professor, através da realização de módulos e programas de formação neste novo conceito 4.0.

Local: Escola Secundária Lima de Freitas – Participaram 34 formandos/as

Equipas de Desenvolvimento Digital: inquietações e soluções

Setúbal 24 janeiro 2023 | Palmela e Sesimbra 26 janeiro 2023

Local de realização: Online – Zoom

Divulgação encontro

Participaram cerca de 100 docentes. 

Formadora: Eduarda Ferreira

No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital cada AE/EnA tem uma equipa de desenvolvimento digital (EDD) responsável pela elaboração, acompanhamento e implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Pretende-se que o PADDE seja um instrumento que venha reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital, nas dimensões organizacional, pedagógica e tecnológica, e nas práticas das organizações educativas, no sentido de as adequar aos desafios da sociedade atual. Para uma efetiva apropriação dos PADDE de cada AE/EnA é fundamental que todos os docentes conheçam as dificuldades, inquietações e soluções que as EDD encontram e desenvolvem no processo de transição digital das escolas.

Objetivos:

  • Divulgar o trabalho das equipas de desenvolvimento digital
  • Incentivar a partilha de práticas das equipas de desenvolvimento digital das escolas/agrupamentos
  • Promover a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas

Programa temático da ação:

Partilha do trabalho colaborativo realizado pelas equipas de desenvolvimento digital dos AE/EnA do CFOS. Apresentação e reflexão conjunta sobre os portefólios das EDD sobre os seguintes tópicos:

  • Processo de monitorização/reformulação do PADDE
  • Envolvimento da comunidade e divulgação do PADDE
  • Utilização dos kits tecnológicos
  • Manuais digitais – aspetos positivos e dificuldades
  • Integração curricular das tecnologias digitais
  • Trabalho colaborativo entre escolas
  • Parcerias e envolvimento da comunidade local

Gravação Setúbal 24 janeiro | Palmela e Sesimbra 26 janeiro

Encontros de Equipas Desenvolvimento Digital – Partilhar inquietações e soluções

17 e 18 abril 2023 + 4 maio 2023

1º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções

2º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções

Objetivo:

Promover o encontro entre AE/EnA com questões sobre aspetos práticos da implementação das ações dos PADDE.

Forma de funcionamento:

  1. Levantamento de temas sobre os quais querem partilhar com outros AE/EnA (aspetos práticos em que queiram ter ajuda ou partilhar boas práticas) – fórum Moodle da Comunidade de Prática PADDE – de 27 fevereiro a 12 março
  2. Criação do formulário de inscrição em função dos temas propostos
  3. Inscrição nos encontros – cada AE/EnA com interesse em participar num encontro sobre determinado tema inscreve-se – após 13 março
  4. Após as inscrições é definido o dia e hora em função da disponibilidade dos participantes (o número mínimo para ser realizado um encontro são 2 AE/EnA)

1º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções – Ambientes Educativos Inovadores + Resistência à mudança + Formas de avaliação formativa + Utilização do telemóvel

  • Dia 17 abril, 2ª feira às 17h00
  • Dia 18 abril, 3ª feira às 11h00
  • 23 participantes

2º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções – Salas Maker + Utilização dos kits digitais + Robótica + Desenvolver o digital no 1º ciclo 

  • Dia 4 de maio, 5ª feira às 16h00
  • 15 participantes

ENCONTRO REGIONAL EDUCAÇÃO 5.0: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM

3 junho 2023

A Inteligência Artificial na Educação e nos processos de aprendizagem é um conceito emergente que aborda a necessidade de preparar os alunos para o mundo do trabalho em um futuro cada vez mais automatizado, no qual a Inteligência Artificial é uma realidade.

É importante que os professores e educadores estejam cientes dessas mudanças tecnológicas e sejam capazes de integrar a Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas de forma ética e responsável, maximizando o potencial de aprendizagem dos alunos.

O objetivo deste seminário (ação de curta duração) é proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda sobre a Inteligência Artificial e sua aplicação na educação, bem como discutir as consequências dessa tecnologia na aprendizagem dos alunos e dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido na Península de Setúbal através dos embaixadores dos Planos de Transição Digital (PTD) e dos coordenadores/equipas dos PADDES (Planos de Ação Desenvolvimento Digital das Escolas) dos Centros de Formação de Professores da Rede entre o Tejo e o Sado.

Pretende-se que os participantes também possam desenvolver e conhecer estratégias para integrar a Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas.

Tópicos a abordar:

Introdução à Inteligência Artificial na educação
Benefícios e desafios da Inteligência Artificial na educação
Exemplos de aplicações de Inteligência Artificial em sala de aula
Como integrar a Inteligência Artificial em práticas pedagógicas de maneira ética e responsável
Discussão sobre as consequências da Inteligência Artificial na educação em Portugal

Objetivos:

-Conhecer os conceitos de Inteligência artificial;

-discutir as implicações da inteligência artificial na educação e nas aprendizagens dos alunos;

-Abordar estratégias de como interagir com a IA na prática pedagógica;

-Conhecer alguns dos trabalhos a ser desenvolvidos na península de Setúbal dentro do Plano de Transição Digital.

UMA NOVA ERA NA EDUCAÇÃO: 5.0 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
PROGRAMA

09h00-09h30 – Acreditação

09h30-09h40 – Sessão de abertura

09h40-09h50 – Apresentação STEM for Future (EDUGEP)

Painel de Oradores:

09h50-10h10 – João Mouro – Enhanced Learning Office (ELO) – Nova School of Business and Economics (SBE)

10h10-10h30 – Marco Neves – Consultor Educacional em Inteligência Artificial na ReadyAI · Autónomo

10h30-10h50 – João Couvaneiro – Professor na Egas Moniz – School of Health and Science

10h50-11h20 – Pausa para café

11h20-12h00 – Mesa Redonda – Inteligência Artificial na Educação

Moderação: Nuno Mantas

12h00-12h10 – Apresentação do Digital Skills for All (AI9.PT)

12h10-12h50 – Planos de Transição Digital (PTD) na Península de Setúbal

Moderação: Eduarda Ferreira – Embaixadora do Centro de Formação Ordem de Santiago

– Coordenadores dos PADDE dos Agrupamentos de Escolas

Filomena Grazina – AE Sebastião da Gama

Judite Mendes – AE José Saramago

Rui Nascimento – ES Palmela

12h50-13h00 – Sessão Encerramento – António Canhão – Diretor do Centro de Formação Ordem de Santiago

DESTINATÁRIOS

O curso destina-se a docentes de todos os níveis de ensino, formadores e comunidades educativas.

Gravação do encontro

30 anos de CFAE: a formação na qualificação das escolas

6 julho 2023

No âmbito das comemorações dos 30 anos de existência dos CFAE, O Centro de Formação Ordem de Santiago, irá realizar no dia 6 de julho de 2023, na Escola Secundária de Palmela,  no Encontro sob o título: “30 anos de CFAE : a formação na qualificação das escolas”.

Registos do encontro – vídeos

PROGRAMA

09h00  – Receção /  Acreditação 

09h30  – Sessão de Abertura  

                  Direção Geral da Administração Escolar ( * A confirmar ) 

10h00 – Conferência: Teoria da aprendizagem social e pedagogia 

               Dinamizada por: Etienne e Beverly Wenger-Trayner

               – Debate moderado por Eduarda Ferreira (Embaixadora Digital do CFOS) 

11h10 – Intervalo 

11h30 – 30 Anos do CFAE 

               António Canhão (Diretor do CFAE Ordem de Santiago) 

               – Ex-Diretor de CFAE   

               – Ex- Diretor E/AE 

               – Elemento da Secção de Formação 

               – Elemento representante de  Rede de CFAE 

12h30 – Projeção de Vídeo / Agradecimentos  

13h00 – Almoço 

14h30 – Desafios das EDD – moderação Eduarda Ferreira (Embaixadora Digital do CFOS) 
Coordenações PADDE:

               – Mafalda Gonçalves (coordenação EDD AE Sampaio)

               – Rui Nascimento (coordenação EDD ES Palmela)

               – Luís Ornelas (coordenação EDD AE Azeitão)

               – Laura Correia (coordenação EDD AE Maria do Carmo Serrote)

15H30 – Sessão 1. Transição Digital e Práticas Pedagógicas – Partilha de práticas pedagógicas que integram o digital nas metodologias ativas – Moderação António Pedro Duarte (CFOS)

               – Ana Carnerinho – AE Sebastião da Gama

               – Teresa Pinto + Carla Santos – AE Sampaio

               – Raquel Machado – AE Navegador Rodrigues Soromenho

               – Marília Bação – ES Bocage

16H30 – Intervalo

17H00 – Sessão 2. Transição Digital e Práticas Pedagógicas – Partilha de práticas pedagógicas que integram o digital nas metodologias ativas – Moderação Paula Pinto (coordenação EDD AE Luísa Todi)

               – Mirian Benevides – AE Barbosa du Bocage

               – Maria Antónia Félix – AE Azeitão

               – Sónia Sanches e Patrícia Carvalho – AE Maria do Carmo Serrote

               – Dulce Carvalho – AE Sampaio

18h00 – Sessão de Encerramento

Diretor Geral da Educação – Pedro Tiago Dantas Machado da Cunha

Diretor do CFOS – António Canhão