Encontros CFOS – Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital
29 novembro 2022
Ensinar a aprender no século XXI exige a capacidade de combinar recursos e metodologias ativas que conduzam ao desenvolvimento de saberes e de competências essenciais nos alunos e à atualização pedagógica por parte dos docentes. Para responder a esta necessidade são necessários ambientes educativos inovadores onde a tecnologia digital está presente ajudando a repensar metodologias, a favorecer a mudança metodológica e organizacional da sala de aula, alterando os papéis tradicionais de aluno e docente. Pretende-se que estes novos ambientes educativos contribuam para aprendizagens mais significativas.
Objetivos:
- Refletir sobre a necessidade da utilização de metodologias ativas de aprendizagem na era digital
- Desenvolver competências de utilização de metodologias ativas na prática pedagógica
- Sensibilizar para a potencialidade das tecnologias digitais nas metodologias ativas
- Promover a partilha de práticas entre AE/enA
Realçamos a importância dos momentos de partilhas em salas paralelas, com colegas que falaram das suas práticas. As salas foram organizadas por ciclos de ensino: 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, e secundário.
Foi uma oportunidade de trocarmos impressões sobre as oportunidades e dificuldades de implementar metodologias ativas com o apoio do digital.
Apresentação de metodologias ativas em salas paralelas:
1º, 2º e 3º ciclo – Portefólios digitais – Laura Lupi e Olga Simões AE Maria do Carmo Serrote – moderador António Pedro
2º e 3º ciclo – Sala de estudo virtual – Luís Ornelas AE Azeitão – moderador António Canhão
Secundário – Sala de aula invertida – Ana Carneirinho AE Sebastião da Gama – moderadora Eduarda Ferreira
Para além das salas paralelas foram feitas duas comunicações sobre temas centrais para a transição digital:
- João Filipe de Matos – Aprendizagem e Transição Digital em Educação
- Sílvia Couvaneiro – Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais
Participaram 55 docentes.
Foi pedido aos participantes:
Após o encontro onde teve oportunidade de ouvir as apresentações ‘Aprendizagem e Transição Digital em Educação’ e ‘Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais’, e de participar na partilha de práticas com colegas que já utilizam metodologias ativas nas suas aulas, pedimos que partilhe uma pequena reflexão sobre o impacto que esta ACD teve/terá na sua prática pedagógica.
Divulgação do encontro: http://padde.cfosantiago.edu.pt/encontros-cfos-metodologias-ativas-de-aprendizagem-a-educacao-na-era-digital/
Registos e avaliação do encontro: http://padde.cfosantiago.edu.pt/registos-dos-encontros-cfos/
Gamificação na Educação – Conceito e Ferramentas
19 dezembro 2022
ACD – Nº total de horas: 3h
Formador/a: João Mouro
Público-alvo: Educadores e Professores do Ensino Básico e Secundário
Objetivos:
-Compreender o conceito de “gamificação”;
-Reflexão sobre o potencial pedagógico do conceito;
-Conhecer algumas ferramentas e aplicações que permitem implementação de “gamificação” em contexto educativo;
-Partilhar boas práticas do uso de “gamificação”;
-Identificar competências didáticas e transversais necessárias aos professores e formadores no que diz respeito à transição 4.0;
-Conhecer o MOOC enquanto formador/professor, através da realização de módulos e programas de formação neste novo conceito 4.0.
Local: Escola Secundária Lima de Freitas – Participaram 34 formandos/as
Equipas de Desenvolvimento Digital: inquietações e soluções
Setúbal 24 janeiro 2023 | Palmela e Sesimbra 26 janeiro 2023
Local de realização: Online – Zoom
Participaram cerca de 100 docentes.
Formadora: Eduarda Ferreira
No âmbito do Plano de Ação para a Transição Digital cada AE/EnA tem uma equipa de desenvolvimento digital (EDD) responsável pela elaboração, acompanhamento e implementação dos Planos de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE). Pretende-se que o PADDE seja um instrumento que venha reforçar, de forma significativa, a plena integração do digital, nas dimensões organizacional, pedagógica e tecnológica, e nas práticas das organizações educativas, no sentido de as adequar aos desafios da sociedade atual. Para uma efetiva apropriação dos PADDE de cada AE/EnA é fundamental que todos os docentes conheçam as dificuldades, inquietações e soluções que as EDD encontram e desenvolvem no processo de transição digital das escolas.
Objetivos:
- Divulgar o trabalho das equipas de desenvolvimento digital
- Incentivar a partilha de práticas das equipas de desenvolvimento digital das escolas/agrupamentos
- Promover a reflexão conjunta sobre o desenvolvimento digital das escolas
Programa temático da ação:
Partilha do trabalho colaborativo realizado pelas equipas de desenvolvimento digital dos AE/EnA do CFOS. Apresentação e reflexão conjunta sobre os portefólios das EDD sobre os seguintes tópicos:
- Processo de monitorização/reformulação do PADDE
- Envolvimento da comunidade e divulgação do PADDE
- Utilização dos kits tecnológicos
- Manuais digitais – aspetos positivos e dificuldades
- Integração curricular das tecnologias digitais
- Trabalho colaborativo entre escolas
- Parcerias e envolvimento da comunidade local
Gravação Setúbal 24 janeiro | Palmela e Sesimbra 26 janeiro
Encontros de Equipas Desenvolvimento Digital – Partilhar inquietações e soluções
17 e 18 abril 2023 + 4 maio 2023
1º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções
2º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções
Objetivo:
Promover o encontro entre AE/EnA com questões sobre aspetos práticos da implementação das ações dos PADDE.
Forma de funcionamento:
- Levantamento de temas sobre os quais querem partilhar com outros AE/EnA (aspetos práticos em que queiram ter ajuda ou partilhar boas práticas) – fórum Moodle da Comunidade de Prática PADDE – de 27 fevereiro a 12 março
- Criação do formulário de inscrição em função dos temas propostos
- Inscrição nos encontros – cada AE/EnA com interesse em participar num encontro sobre determinado tema inscreve-se – após 13 março
- Após as inscrições é definido o dia e hora em função da disponibilidade dos participantes (o número mínimo para ser realizado um encontro são 2 AE/EnA)
1º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções – Ambientes Educativos Inovadores + Resistência à mudança + Formas de avaliação formativa + Utilização do telemóvel
- Dia 17 abril, 2ª feira às 17h00
- Dia 18 abril, 3ª feira às 11h00
- 23 participantes
2º Encontro EDD Partilhar inquietações e soluções – Salas Maker + Utilização dos kits digitais + Robótica + Desenvolver o digital no 1º ciclo
- Dia 4 de maio, 5ª feira às 16h00
- 15 participantes
ENCONTRO REGIONAL EDUCAÇÃO 5.0: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
3 junho 2023
A Inteligência Artificial na Educação e nos processos de aprendizagem é um conceito emergente que aborda a necessidade de preparar os alunos para o mundo do trabalho em um futuro cada vez mais automatizado, no qual a Inteligência Artificial é uma realidade.
É importante que os professores e educadores estejam cientes dessas mudanças tecnológicas e sejam capazes de integrar a Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas de forma ética e responsável, maximizando o potencial de aprendizagem dos alunos.
O objetivo deste seminário (ação de curta duração) é proporcionar aos participantes uma compreensão mais profunda sobre a Inteligência Artificial e sua aplicação na educação, bem como discutir as consequências dessa tecnologia na aprendizagem dos alunos e dar a conhecer o trabalho que está a ser desenvolvido na Península de Setúbal através dos embaixadores dos Planos de Transição Digital (PTD) e dos coordenadores/equipas dos PADDES (Planos de Ação Desenvolvimento Digital das Escolas) dos Centros de Formação de Professores da Rede entre o Tejo e o Sado.
Pretende-se que os participantes também possam desenvolver e conhecer estratégias para integrar a Inteligência Artificial nas suas práticas pedagógicas.
Tópicos a abordar:
Introdução à Inteligência Artificial na educação
Benefícios e desafios da Inteligência Artificial na educação
Exemplos de aplicações de Inteligência Artificial em sala de aula
Como integrar a Inteligência Artificial em práticas pedagógicas de maneira ética e responsável
Discussão sobre as consequências da Inteligência Artificial na educação em Portugal
Objetivos:
-Conhecer os conceitos de Inteligência artificial;
-discutir as implicações da inteligência artificial na educação e nas aprendizagens dos alunos;
-Abordar estratégias de como interagir com a IA na prática pedagógica;
-Conhecer alguns dos trabalhos a ser desenvolvidos na península de Setúbal dentro do Plano de Transição Digital.
UMA NOVA ERA NA EDUCAÇÃO: 5.0 INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL APLICADA AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM
PROGRAMA
09h00-09h30 – Acreditação
09h30-09h40 – Sessão de abertura
09h40-09h50 – Apresentação STEM for Future (EDUGEP)
Painel de Oradores:
09h50-10h10 – João Mouro – Enhanced Learning Office (ELO) – Nova School of Business and Economics (SBE)
10h10-10h30 – Marco Neves – Consultor Educacional em Inteligência Artificial na ReadyAI · Autónomo
10h30-10h50 – João Couvaneiro – Professor na Egas Moniz – School of Health and Science
10h50-11h20 – Pausa para café
11h20-12h00 – Mesa Redonda – Inteligência Artificial na Educação
Moderação: Nuno Mantas
12h00-12h10 – Apresentação do Digital Skills for All (AI9.PT)
12h10-12h50 – Planos de Transição Digital (PTD) na Península de Setúbal
Moderação: Eduarda Ferreira – Embaixadora do Centro de Formação Ordem de Santiago
– Coordenadores dos PADDE dos Agrupamentos de Escolas
Filomena Grazina – AE Sebastião da Gama
Judite Mendes – AE José Saramago
Rui Nascimento – ES Palmela
12h50-13h00 – Sessão Encerramento – António Canhão – Diretor do Centro de Formação Ordem de Santiago
DESTINATÁRIOS
O curso destina-se a docentes de todos os níveis de ensino, formadores e comunidades educativas.
30 anos de CFAE: a formação na qualificação das escolas
6 julho 2023
No âmbito das comemorações dos 30 anos de existência dos CFAE, O Centro de Formação Ordem de Santiago, irá realizar no dia 6 de julho de 2023, na Escola Secundária de Palmela, no Encontro sob o título: “30 anos de CFAE : a formação na qualificação das escolas”.
PROGRAMA
09h00 – Receção / Acreditação
09h30 – Sessão de Abertura
Direção Geral da Administração Escolar ( * A confirmar )
10h00 – Conferência: Teoria da aprendizagem social e pedagogia
Dinamizada por: Etienne e Beverly Wenger-Trayner
– Debate moderado por Eduarda Ferreira (Embaixadora Digital do CFOS)
11h10 – Intervalo
11h30 – 30 Anos do CFAE
António Canhão (Diretor do CFAE Ordem de Santiago)
– Ex-Diretor de CFAE
– Ex- Diretor E/AE
– Elemento da Secção de Formação
– Elemento representante de Rede de CFAE
12h30 – Projeção de Vídeo / Agradecimentos
13h00 – Almoço
14h30 – Desafios das EDD – moderação Eduarda Ferreira (Embaixadora Digital do CFOS)
Coordenações PADDE:
– Mafalda Gonçalves (coordenação EDD AE Sampaio)
– Rui Nascimento (coordenação EDD ES Palmela)
– Luís Ornelas (coordenação EDD AE Azeitão)
– Laura Correia (coordenação EDD AE Maria do Carmo Serrote)
15H30 – Sessão 1. Transição Digital e Práticas Pedagógicas – Partilha de práticas pedagógicas que integram o digital nas metodologias ativas – Moderação António Pedro Duarte (CFOS)
– Ana Carnerinho – AE Sebastião da Gama
– Teresa Pinto + Carla Santos – AE Sampaio
– Raquel Machado – AE Navegador Rodrigues Soromenho
– Marília Bação – ES Bocage
16H30 – Intervalo
17H00 – Sessão 2. Transição Digital e Práticas Pedagógicas – Partilha de práticas pedagógicas que integram o digital nas metodologias ativas – Moderação Paula Pinto (coordenação EDD AE Luísa Todi)
– Mirian Benevides – AE Barbosa du Bocage
– Maria Antónia Félix – AE Azeitão
– Sónia Sanches e Patrícia Carvalho – AE Maria do Carmo Serrote
– Dulce Carvalho – AE Sampaio
18h00 – Sessão de Encerramento
Diretor Geral da Educação – Pedro Tiago Dantas Machado da Cunha
Diretor do CFOS – António Canhão