O projeto Escola Simplex aposta na criação de uma comunidade ligada em rede
que reflita os procedimentos de forma crítica e proponha ativamente soluções para a
prática pedagógica, considerando que tal terá implicações positivas na motivação dos
professores e na agilização dos processos em contexto escolar.
O projeto Escola Simplex foi proposto pela equipa PADDE do AESG e aprovado em Conselho
Pedagógico no início deste ano letivo.
Compreendemos que a burocracia na escola é uma realidade que afeta a
produtividade e a criatividade na prática pedagógica das nossas escolas e pensamos
que o digital, enquanto espaço de partilha, pode contribuir para refletir e simplificar
processos.
Consideramos que esta simplificação é uma urgência em ambiente escolar. Protocolos
simples e pragmáticos são promotores da dinamização de novas atividades e de
dinâmicas mais inovadoras.
Assim, o projeto Escola Simplex tem quatro eixos estruturantes:
1. Reflexão quanto à pertinência dos documentos relacionados com a prática
docente
Todos os documentos relacionados com a prática docente devem recolher dados que
sejam obrigatórios por lei ou que sejam usados para análise e para suporte de tomadas
de decisão. Se um documento oficial da escola não recolher dados que cumpram uma
das duas funções referidas, deve ser repensado ou até eliminado.
2. Reflexão quanto aos protocolos estabelecidos
Os protocolos relacionados com a escola devem ser representados através de
infográficos, identificando e eliminando redundâncias, e disponibilizados à
comunidade educativa em ambiente virtual. O primeiro processo a ser alvo de
intervenção, com o apoio das coordenadoras de DT, foi o das visitas de estudo. O
protocolo das visitas de estudo está disponível a toda a comunidade educativa a partir
do site do PADDE: https://paddaesgama.wordpress.com/category/simplex/
3. Promoção da iniciativa “Para que serve?…”
Foi feito o convite aos membros da comunidade educativa para repensar os protocolos
associados à escola, enviando para o email do PADDE uma mensagem com o título
“Para que serve?…”, descrevendo um documento ou um procedimento que se
considere inútil /desajustado/complicado. O compromisso do PADD será avaliar tal
documento / procedimento, enquadrá-lo em termos de legislação / regulamento
interno propondo, caso se justifique, a sua simplificação.
4. Criação de ambientes virtuais de partilha e colaboração
Procuraremos manter ambientes virtuais com o objetivo dinamizar e partilhar boas
práticas:
Blog PADD – https://paddaesgama.wordpress.com/
Facebook PADDE – https://www.facebook.com/PADD-AESG-100644972524993
Diorama (informações em breve)