O espaço virtual das equipas educativas, na plataforma Teams, foi inaugurado no dia 21 de setembro de 2021, incluindo todos os coordenadores das equipas educativas, do ano letivo 2021-2022, e com a seguinte descrição:
COMUNIDADES DE PRÁTICA ONLINE: Implementação do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE); Partilha de experiências de ensino e avaliação, formação, atividades das turmas, práticas em ambiente digital
O espaço virtual é utilizado para distribuir informação, realizar reuniões, trocar sugestões de atividades e divulgar concursos, encontros, atividades e outros eventos de interesse para as comunidades educativas.
Esta equipa de coordenadores tem como objetivo promover o ensino híbrido e facilitar a equidade de oportunidades (em atividades culturais, educativas e outras) para todos os alunos.
Das primeiras reuniões de planeamento e organização, definiu-se que os coordenadores de cada equipa educativa asseguram a comunicação com a sua equipa e articulam a sua atividade com os restantes coordenadores usando este espaço ou outros meios, quando necessário.
Todos os membros da comunidade, em cada uma das equipas, estão ligados através dos meios de comunicação institucional, nomeadamente: o Office365, que contém as equipas Teams, o Outlook e todas as outras ferramentas de trabalho.
O professor Bibliotecário gere a comunidade e os coordenadores sugeriram que as atividades da Biblioteca são um ponto de partida de referência para dar unidade a um plano de ação e que as atividades devem ser divulgadas também no Jornal Dom ou Newsletter da escola.
Inquirindo, no final do primeiro ano, os coordenadores, estes avaliaram:
Conclusões
A coordenação das equipas educativas considerou, de forma global, que as equipas educativas são um bom método de trabalho.
No entanto, foi considerado, de forma unânime, que existe muito pouco envolvimento e participação dentro de cada equipa educativa e também entre coordenadores das equipas educativas, produzindo grandes dificuldades em fazer circular a informação e, por isso, comprometendo completamente a eficácia das equipas.
Foram feitas sugestões diversificadas para melhoria, das quais destaco: a centralização dos emissores de informação (dando como exemplo a Biblioteca); a definição clara e objetiva da atuação das equipas; a redução do número de professores em cada equipa; ter um tempo comum destinado a reuniões.
Filipe Azevedo
5 de janeiro de 2022