Menu Fechar

Alunos ensinam pais a «digitar» – ES D. João II

Carta enviada aos Encarregados de Educação:

Caro(a) encarregado(a) de educação,

Chegou a Academia Digital para Pais (ADP) onde os filhos ensinam os pais a caminharem pelos trilhos do admirável mundo digital que nos desafia diariamente. Agora é a vez dos filhos, já mais crescidinhos, ajudarem os pais.

Se as novas estradas da comunicação digital ainda lhe provocam alguns embaraços, a Escola Secundária D. João II oferece-lhe a oportunidade de aprender a utilizar as ferramentas essenciais para acompanhar por dentro a vida escolar do seu educando e, ainda, usá-las para lhe facilitarem a vida nos seus múltiplos afazeres diários (por exemplo, gerir digitalmente a conta da eletricidade, os impostos, comunicar com o Estado, ou fazer compras online). E tudo isto ensinado presencialmente por estudantes da nossa Escola, que vão receber formação para o conduzir nos caminhos da digitalização.

Para responder às suas necessidades e interesses, vamos oferecer gratuitamente aos encarregados de educação do ensino básico, já no início do 2023 (entre janeiro e março), três cursos –Competências Básicas, Segurança e Cidadania Digital, Consumidor Digital – de oito horas de duração cada um em horário pós-laboral (dias e horas a definir em cada grupo), nas nossas instalações. Escolha os que mais lhe interessar para, no limite máximo de 24 horas de formação, assumir por inteiro a cidadania digital. Os formadores serão os nossos alunos voluntários do ensino secundário.

Esta iniciativa tem o apoio do Centro de Competência TIC da Universidade de Aveiro e do Centro de Sensibilização Seguranet na formulação dos conteúdos de aprendizagem e na preparação dos jovens formadores, assumida em conjunto pela Direção-Geral da Educação e E- Redes – Distribuição de Eletricidade. (Clique aqui para mais informações).

As inscrições já estão abertas. Para fazer a sua basta clicar no botão azul no final desta mensagem (na carta aos EE tem um botão no final que direciona para um formulário de inscrição). Teremos todo o prazer em recebê-lo na nossa Escola para partilhar consigo mais uma experiência de aprendizagem ao longo da vida. Atreva-se, não se arrependerá, estamos certos e completamente disponíveis para o esclarecer e ajudar. Responda a esta mensagem ou inscreva-se já.

Receba os nossos cordiais cumprimentos.

Equipa de Desenvolvimento Digital

Publicado emES D. João II