Menu Fechar

Registo digital de utilizadores melhora funcionamento da Biblioteca – ES D. João II

No âmbito da continuidade da implementação do Plano de Desenvolvimento Digital das Escolas (PADDE), a Biblioteca da Escola Secundária D. João II investiu na concretização de um sistema digital de registo de utilizadores, que entrou em funcionamento no corrente ano letivo.

Inteiramente concebido e produzido pelo professor Pedro Gonçalves, membro da equipa da biblioteca, em colaboração com a professora Bibliotecária, o programa foi desenvolvido em Microsoft Acess, o qual possui uma base de dados que permite a exportação dos elementos recolhidos para Excel, onde, depois, é feito o tratamento estatístico. Além desta valência, o Microsoft Acess permite, ainda, a criação de formulários de utilização da base de dados de uma forma fácil e intuitiva.

Este sistema, que veio modernizar a biblioteca e facilitar todo o processo de registo de utilizadores e respetivas estatísticas, substituiu o tradicional registo manual e tem sido um sucesso junto dos utilizadores, que ficaram muito agradados com esta inovação.

Este avanço, representativo do esforço da Escola Secundária D. João II no sentido de modernizar os seus serviços e implementar os meios digitais, enquanto recursos facilitadores dos processos quer administrativos quer pedagógicos, representa, assim, mais um passo na consumação do PADDE.

Publicado emES D. João II