Menu Fechar

Projeto Tr@nsLiteracias – AE Luísa Todi

Este projeto resultou de uma candidatura Ideia com Mérito proposta, aceite e escolhida pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em 2017 e desenvolvido por docentes do AE Luísa Todi, em articulação com a Biblioteca Escolar.
Esta candidatura lançada pelos professores bibliotecários, partiu de um diagnóstico assente na necessidade de rutura com um modelo escolar, caraterizado pela uniformidade e transferência de conhecimento, dando lugar a uma escola mais democrática, com práticas pedagógicas ancoradas em: transdisciplinaridade, diferenciação pedagógica, colaboração, autonomia e inclusão.
Foi uma oportunidade para sedimentar a integração das literacias da leitura, dos media e da informação presentes no referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar” (AcBE) no currículo e a implementação das metodologias associadas.
Também respondeu à necessidade manifestada pelos docentes de trabalharem e desenvolverem competências digitais, que lhes permitissem integrar ferramentas, recursos digitais e metodologias ajustadas, a uma efetiva diferenciação em sala de aula, ou fora dela, atendendo aos ritmos e estilos cognitivos dos alunos e orientando
os para a procura, a interpretação e a análise da informação com espírito crítico e colaborativo.
Do trabalho já articulado com docentes do 1º CEB, na aplicação do referencial AcBE sobressaiu a necessidade de apoio e formação adequada à integração das tecnologias digitais em contexto educativo.
Este desafio possibilitou-nos intervir na formação teórico-prática para os docentes do 1º CEB, sustentada no trabalho colaborativo com as bibliotecas escolares, apoiado no referencial AcBE.
O projeto foi apoiado financeiramente pela RBE durante os dois primeiros anos da sua implementação, sendo que no 1º ano as atividades foram voltadas para a formação dos 23 docentes envolvidos de quatro escolas do AE Luísa Todi.
(Re)qualificámos as práticas pedagógicas dos docentes, dotando-os de competências nas literacias, nos recursos e ferramentas digitais de modo a promover o sucesso educativo, com qualidade das aprendizagens, através de uma
oficina de formação. Simultaneamente, promovemos a integração transversal das literacias no currículo do 1º CEB, proporcionando estratégias múltiplas, de acordo com os níveis e estilos de aprendizagem dos alunos, apelando à gamificação e flexibilizando metodologias e espaços de aprendizagem.
A partir do 2º ano de implementação e até ao presente, temos aprofundado estas dinâmicas, trabalhando as literacias e práticas de cidadania, através da realização atividades e projetos transdisciplinares centradas no aluno, que apoiadas em metodologias ativas, desenvolvem competências diversas para o exercício da participação ativa e da cidadania democrática, recorrendo (mas não só) a equipamentos tecnológicos e a ferramentas digitais.
Temos reforçado o apoio a docentes e alunos ao nível da formação e o acompanhamento a projetos que trabalham a leitura, os media e a informação, articulando os espaços de sala de aula e biblioteca escolar.
A situação de pandemia entretanto vivida, possibilitou-nos a introdução de contextos híbridos de aprendizagem, onde temos desenvolvido projetos orientados por cenários e incorporando vários modelos híbridos de aprendizagem, intermediados por plataformas ou ferramentas, que possibilitam a articulação com espaços físicos e
virtuais.
Ao longo do passado ano letivo, lançámos mais uma oficina de formação em contexto de trabalho, reforçando e alargando a outros docentes o conhecimento e a experiência de trabalharem as aprendizagens essenciais dos alunos com as TIC e as várias ferramentas abordadas (Storyjumper, Kahoot, Padlet, Canva, Google Sites, Powtoon).
Página do projeto: https://bibliotecasaelt.wixsite.com/transliteracias

Clara Mata