Menu Fechar

Encontros CFOS – Metodologias ativas de aprendizagem: a educação na era digital

ACD – 29 novembro – 14h30/18h30

Local: AE Lima de Freitas, R. Batalha do Viso, Setúbal

Este encontro dirige-se a toda a comunidade educativa.

Realçamos a importância dos momentos de partilhas em salas paralelas, com colegas que vão falar das suas práticas. As salas estão organizadas por ciclos de ensino: 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, e secundário.

É uma oportunidade de trocarmos impressões sobre as oportunidades e dificuldades de implementar metodologias ativas com o apoio do digital.

Apresentação de metodologias ativas em salas paralelas:

1º, 2º e 3º ciclo – Portefólios digitais – Laura Lupi e Olga Simões AE Maria do Carmo Serrote – moderador António Pedro

2º e 3º ciclo – Sala de estudo virtual – Luís Ornelas AE Azeitão – moderador António Canhão

Secundário – Sala de aula invertida – Ana Carneirinho AE Sebastião da Gama – moderadora Eduarda Ferreira

Para além das salas paralelas vamos ter duas comunicações sobre temas centrais para a transição digital:

  • João Filipe de Matos – Aprendizagem e Transição Digital em Educação
  • Sílvia Couvaneiro – Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais

Apelamos à ampla divulgação e participação de todos/as.

Inscrição disponível em https://www.cfosantiago.edu.pt/formacao/encontro-cfos-metodologias-ativas-de-aprendizagem-a-educacao-na-era-digital/

Este encontro está acreditado como ACD de 6 horas: 4 presencias e 2 assíncronas.

Pedimos uma reflexão final a entregar até dia 6 de dezembro no fórum da disciplina do Moodle ‘Metodologias ativas de aprendizagem’. Todos os participantes neste encontro vão ser inscritos na disciplina do Moodle.

O que é pedido: Após o encontro onde teve oportunidade de ouvir as apresentações ‘Aprendizagem e Transição Digital em Educação’ e ‘Estratégias pedagógicas inovadoras com tecnologias digitais’, e de participar na partilha de práticas com colegas que já utilizam metodologias ativas nas suas aulas, pedimos que partilhe uma pequena reflexão sobre o impacto que esta ACD teve/terá na sua prática pedagógica.

Publicado emCFOS